sábado, 7 de março de 2015

A insônia, do normal ao patológico. Parte 1.



A insônia, do normal ao patológico.  Parte 1.


 

O sintoma é um grande instrumento na identificação de  algo que não está bem em nossas vidas, que algo não está fluindo,  que existe um desequilíbrio no funcionamento global do meu corpo.



Imagine uma grande tela em branco, o pintor e suas tintas. Agora imagine essa tela sendo seu corpo, a inspiração do pintor sendo as suas experiências de vida (pensamentos, crenças, vícios, sentimentos, relacionamentos,  etc) ,  as  tintas  a manifestação dessas experiências através do pintor.  Imagine agora que, ao longo da vida, essas experiências foram se acumulando, umas benéficas outras maléficas, e agora estão sendo pintadas em seu corpo, quanta coisa poderia ser pintada? Quantas ganhariam uma cor agradável e quantas   outras uma cor escura, pesada? Quantas figuras se formariam em seu corpo;   uma mente tranquila, manifestações de carinho e bondade, auto estima equilibrada,  ou figuras deformadas,  pesadas, sentimentos de  raiva, ressentimentos, medos, culpas e vergonhas?  Você consegue imaginar como seria o seu corpo se tudo isso pudesse ser representado nele?



Muitas dessas representações são retratadas    em nosso corpo através de um sintoma  e nem nos damos conta da sua importância.  Se nos conscientizarmos  mais, prestarmos mais atenção a isso,  podemos encontrar um grande aliado para nosso restabelecimento físico e mental e mesmo a nossa cura.



  


         
Tinha uma vida tranquila, muito tranquila. Tudo funcionava perfeitamente, meu trabalho, meus relacionamentos familiares e conjugais, minhas amizades, enfim, tudo tinha um ritmo perfeito e eu me sentia muito bem, saudável, eu estava em equilíbrio. De repente, tudo mudou, passei a não ter mais tranquilidade, minha mente estava agitada, me sentia irritada e comecei a engordar, minhas noites viraram dia e os dias viraram noite, fui detectado com hipertensão e minha glicemia começou a dar sinais de diabetes, como cheguei a esse ponto?”







Observando o relato acima, notamos que  não é incomum nos depararmos com situações como essa, com a vida estressante da atualidade, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas nesse estado,  mas, existe uma  relação entre a insônia, o aumento de peso, hipertensão e Diabetes? Será que é possível identificar como e onde tudo se iniciou e reverter esse quadro? Uma pessoa sadia, com sono produtivo, pode evoluir para uma insônia crônica?



Em primeiro lugar temos que saber identificar a diferença entre um estado de insônia e a insônia propriamente dita e seus malefícios à saúde.



Desta forma, no próximo post, estaremos abordando   sobre a fisiologia do sono. Como é o funcionamento do sono normal.







Até a próxima.







Mirian Ilda da Silva












































Nenhum comentário:

Postar um comentário