quarta-feira, 1 de abril de 2015

A importância dos sintomas. O que é depressão e como identifica-la. Parte 2.





Sempre inicio colocações esclarecendo o conceito da patologia ou sintoma em questão. Acho importante sabermos o que é para depois sabermos como lidar com o assunto. Porém, no caso da depressão, ao analisar os conceitos, pude observar que tudo depende... ...depende de interpretações individuais, depende do  momento da história, depende da  especialidade de cada estudioso do assunto, depende da genética, das condições sociais, da infância, enfim, nada muito conclusivo.
O termo depressão tem sido tratado de várias formas : pode ser  um sintoma, uma síndrome ou doença, propriamente dita.

Para melhores esclarecimentos segue o link que fala sobre Conceito e Diagnóstico.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000500003&script=sci_arttext

Fisiologicamente, ou seja, do ponto de vista do funcionamento do nosso organismo, a depressão ocorre devido a alterações nos mecanismos dos neurotransmissores envolvidos: a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e o cortisol. 
Resumidamente,     podemos dizer que a  diminuição de qualquer uma dessas substâncias causará sintomas que levam a depressão: a dopamina diminui o desejo de realizar algo, bem como, associada a outras substâncias, são responsáveis pelo controle da atenção e da energia, a serotonina está relacionada ao controle das obsessões, compulsões e a memória, e também a ansiedade e comportamentos impulsivo e irritabilidade.  Todas controlam as funções cognitivas (percepção, atenção, memória, raciocínio, etc)     e de humor, portanto, a falta delas irá diminuir e/ou inibir tudo aquilo a que estão relacionadas.
Já o cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, é liberado em situações traumáticas ou em momentos de ansiedade, e inibe uma enzima responsável por sintetizar (“ajudar a produzir”) a serotonina.  Desta forma, o processo vira uma bola de neve     e,  para inibir esse mecanismo, muitas vezes,  a medicina alopática faz uso  de medicamentos de ajustes, quando necessário.

Como podemos identificar o indivíduo com depressão? A própria postura do indivíduo depressivo pode ser um indicativo? Só de olhar sabemos que ele não está muito bem?

Fisicamente a pessoa se fecha, literalmente, para si e para o mundo. Podemos observar um sofrimento moral,  que é o sintoma mais marcante da depressão. O paciente se considera muito inferior aos outros, sente-se incompetente, fraco, inútil, indigno e rejeitado.
Fadiga, lerdeza, perda de capacidade de tomar decisões, lentidão psicomotora, desinteresse e comprometimento da consciência, caracterizam a inibição psíquica. 
Há um estreitamento vivencial(anedonia) - que é a incapacidade de sentir prazer. O paciente não consegue encontrar motivos para se animar.

Devemos, então, avaliar o grau da severidade e sua duração, o quanto os sintomas interferem na sua rotina diária, se  severos e persistem por mais de duas semanas, devem ter atenção especial. 

Podemos observar algumas características marcantes como: 
a) Baixo astral generalizado: há perda de interesse na vida, incapacidade de sentir ou expressar felicidade ou outras emoções, um sentimento constante de desesperança, inutilidade ou desamparo, o indivíduo não consegue deixar de sentir que está tudo errado e a culpa de tudo é dele, não consegue ser positivo e não vê uma  luz no fim do túnel;
b) Choro frequente, sem uma causa que o justifique, ou inquietação e agitação constante, raiva de tudo e de todos;
c) Há uma fadiga constante, apatia, que o leva a ter um gasto energético exagerado, sentindo-se totalmente cansado, exausto, mesmo com poucas atividades;
d) Perda de interesse em atividades e hobbies que gostava, esse é um dos principais sintomas da doença e pode ser identificado quando nota-se que a pessoa era falante e de repente tornou-se mais quieta, gostava de festas e passou a se isolar, gostava de praticar atividade física e começou a ficar mais sedentário.
e) O depressivo começa a ter dificuldade de concentração; esquece compromissos e recados, comete erros bobos, não se lembra de nomes e evita fazer planos ou adiar decisões. São vítimas constantes de pensamentos confusos, que as vezes podem ser confundidos com demência.
f) Dormir demais ou problemas relacionados ao ciclo do sono. A depressão está intimamente relacionada a desajustes do sono, podendo ser em forma de insônia ou sono constante, pois, conforme já falamos, há alterações dos neurotransmissores que também são responsáveis pelo ciclo circadiano;
g) Falta de apetite ou comer compulsivamente;
h) Em graus mais severos, pensamentos suicidas. A depressão é comumente associada a condutas suicidas, eles aparecem como uma solução lógica para tanto sofrimento e vemos um discurso do tipo "eu queria morrer', "eu quero acabar com tudo", muitas vezes as pessoas próximas não se importam com esses dizeres por considerarem exagerados, mas podem ser indicativos de casos mais graves. Merecem atenção especial.
i) Dores persistentes, dores de cabeça, cólicas ou problemas digetivos que não melhoram com o tratamento. Por ser uma situação estressante, os efeitos físicos somados a falta de cuidados de si mesmo, provocam uma séria de problemas de saúde; 


No livro 12 semanas para mudar uma vida, o Dr. Augusto Cury, renomado psicoterapeuta autor de vários livros que analisa o comportamento humano,  cita alguns sintomas psíquicos e sintomas psicossomáticos que podem auxiliar na analise de sua qualidade de vida.

Sintomas psíquicos: cansaço exagerado, pensamento acelerado, insônia, excesso de sono, esquecimento, desmotivação, desânimo, diminuição do prazer sexual, baixa auto-estima, medo, perda do prazer de viver, tristeza ou humor deprimido, falta de concentração, sofrimento por antecipação, angustia(ansiedade+aperto no peito), agressividade, sentimento de culpa intenso, solidão, ideia de desistir da vida.

Sintomas psicossomáticos: dor de cabeça, falta de ar, tontura, taquicardia, nó na garganta, aperto no peito, dores musculares, prurido(coceira), gastrite, hipertensão quando tenso, diarreia quando tenso, aumento de apetite, diminuição de apetite, excesso de suor, choro ou vontade de chorar, mãos frias e úmidas, queda de cabelo.


Somados 10 ou mais itens dessa lista, pode ser um indicativo para uma qualidade de vida péssima e preocupante e você deve ficar atento aos motivos que o levam a se sentir desta forma. 


   
No próximo post, estaremos falando como a depressão pode ser tratada com as terapias naturais.

Até breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário