sábado, 25 de abril de 2015

A importância dos sintomas. O que é gratidão. Parte 2



Do latim: gratitudo. Minis. Significado:  Característica ou particularidade de quem é grato. Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido. Sinônimo. Agradecimento, reconhecimento.

Ao pé da letra, esse é o significado da palavra gratidão. Mas, vamos parar para sentir a gratidão? 

Você já fez isso, você já parou para sentir a gratidão? Qual o sentimento que despertamos quando paramos e sentimos o quão grato somos? A gratidão pode ser sentida? Sim, ela pode ser sentida.
Quando você é reconhecido pelo que faz, qual a sensação? Quando uma pessoa faz uma boa ação e você percebe, qual a sensação? Quando você agradece uma pessoa por um serviço prestado, e essa pessoa lhe devolve um sorriso largo, de prazer, qual é a sensação?
Quando, na hora do parto, o seu médico diz... seu filho é perfeito, qual a sensação? Quando planejamos algo, e percebemos que tudo está indo de vento em polpa, qual a sensação?
Sim, a gratidão pode ser sentida. A gratidão ocorre quando alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que ambas se sintam felizes. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre, mas que, infelizmente, nem todos conseguem sentir.

A ingratidão gera reclamação, murmuração, ódio e vingança, Um pessoa ingrata, momentaneamente “cega” espiritualmente,  não consegue ver e nem reconhecer o bem que recebe todos os dias. Ela não consegue transformar em benção tudo o que o Universo lhe concede enquanto caminha, trabalha e respira. Tudo é motivo para impropérios, xingamentos e escândalos. A pessoa só vê o mal e acusa as demais pessoas a sua volta por tudo de ruim que lhe acontece.
Resultado de imagem para as duas faces da alegria e da tristeza
Não é difícil reconhecer uma pessoa ingrata, pois geralmente é alguém que se sente triste, sozinha e infeliz.
Ao contrário, uma pessoa grata está sempre pronta para fazer o bem, pois tem a certeza de que esta é a única forma de recebermos o bem. Ela ajuda as pessoas sem esperar nenhuma recompensa, e o faz em gratidão a tudo que já recebeu na vida, é capaz de ver nas pequenas coisas grandes motivos para se alegrar e várias razões para agradecer, consegue transformar um ambiente hostil em um local agradável. Enfim, a gratidão gera outros sentimentos e forma uma corrente do bem.
No próximo post, estaremos falando quais os benefícios da gratidão para a nossa saúde e como conquistar isso.

Até a próxima.

Por Mirian Ilda da Silva





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário