quarta-feira, 8 de abril de 2015

A importância dos sintomas. Tratamentos naturais para depressão . Parte 3.




Quando adoecemos  nosso organismo enfrenta desequilíbrios  que são sentidos em nosso corpo físico como sintoma, então  buscamos tratamentos que nos proporcionem alívio e não nos importamos  muito com a causa "raiz" desses desequilíbrios.  

Considerando os preceitos da medicina oriental, o ser humano está em equilíbrio(saúde) quando encontra-se  em harmonia com a sua própria natureza.  A condição de saúde seria o equilíbrio Yin e Yang, dentro da Medicina Oriental(MTC) , na medicina ocidental chamamos de homeostasia. 


Alguns tratamentos alternativos e naturais trabalham nesse sentido, ou seja, aproximar-nos da nossa verdadeira natureza para manter a saúde física, emocional e/ou mental.
A terapia com os Florais de Bach pode ser considerada como um desses tratamentos. 

Os Florais de Bach atuam nos sintomas da depressão no sentido de    despertar nos pacientes as qualidades e as emoções positivas  que neles estão adormecidas e, assim, contribuem para que sua verdadeira personalidade(essência) se desenvolva. Amenizam-se as emoções negativas, fortalecendo as positivas.



A terapia com florais de Bach, que leva o nome do seu idealizador; Edward Bach,  tem como princípio analisar a personalidade de cada indivíduo para achar as causas das doenças.   Dr. Bach acreditava    que problemas emocionais e espirituais são as causas das doenças físicas.

“Acima de tudo, Dr. Bach tinha como máxima a necessidade de compreendermos a Divindade dentro de nossa natureza e o nosso poder de superar todas as adversidades”. (grupo ser natural)  

“Dificuldades nos aparecem sempre, mas o importante é saber como lidar com elas, no sentido de recuperar a paz interna, a alegria e a felicidade. Dr. Bach nos propõe o caminho do autoconhecimento para a prevenção ou a cura das doenças. Portanto, só vamos nos curar quando trouxermos o entendimento e a luz para nossos lados escuros, deixando prevalecer nossas virtudes, eliminando nossos defeitos de alma”. (grupo ser natural).

Sugerimos o link do grupo ser natural, que explica detalhadamente como os florais de Bach atuam   m  http://gruposernatural.blogspot.com.br/search/label/defeitos%20de%20Alma.%20Edward%20Bach


                     

Outra terapia alternativa muito eficaz para a depressão é a acupuntura, mas ainda existe algum  preconceito em torno das inserções das agulhas; muitos consideram o estímulo muito dolorido e isso faz com que ocorra uma tensão ainda maior no corpo.

O nosso organismo é dotado de mecanismos próprios que nos permitem manter as condições necessárias à sobrevivência, entre eles os sistemas  simpático e parassimpático.
Quando somos expostos a um estresse físico intenso o sistema simpático acaba ativado, além do normal, e nos mantém em um estado de alerta constante. Já o sistema parassimpático funciona no sentido de "inibir" a ação exacerbada do simpático. 
A própria inserção da agulha ou mesmo a ideia de que o tratamento será dolorido pode desencadear um fator estressor no paciente,   ativando o sistema simpático.

A pessoa com depressão já possuiu alterações orgânicas, físicas e emocionais  suficientes, e um estímulo dolorido somente agravaria a situação. 

Dentro das técnicas da Medicina Oriental  existem algumas técnicas indolores que podem ser adotadas no tratamento, entre elas os métodos da acupuntura japonesa com a agulha  e/ou  moxabustão(moxa).

A acupuntura japonesa tem um modelo diferenciado de inserção de agulhas, além de adotarem uma agulha com calibre  mais fina do que as usuais, a profundidade da inserção é mínima e indolor, desta forma, evita-se o chamado DeQi, (que pode ser sentido como choque, em contato com o ponto).

Os benefícios da acupuntura em relação a depressão  se dá, principalmente, na capacidade de diminuição da tensão emocional e ansiedade. Como já citamos anteriormente,   nos estados de depressão a diminuição da serotonina, dopamina e noradrenalina estão intimamente ligadas as compulsões, irritabilidade, perda de memória, alterações de humor, enquanto o cortisol aumenta a ansiedade.  A acupuntura promove o equilíbrio físico e mental, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, sem agredir o corpo e a mente, além de diminuir a produção de cortisol no organismo.

Já a moxabustão, muito utilizada na técnica Japonesa,  age no sentido de  fortalecer a circulação do Qi(energia), promovendo um calor agradável a quem recebe, além de promover vários benefícios físicos ao organismo: aumento da taxa metabólica,  aumento da elasticidade,  analgesia e sedação dos nervos, redução da tensão muscular, etc.

Atividade física também é um grande aliado contra os sintomas de depressão, todos sabemos que praticar alguma atividade física regularmente permite a liberação de substâncias prazerosas ao nosso organismo, proporcionando maior bem estar. 

A alimentação também pode melhorar os sintomas da depressão. Alguns alimentos podem ajudar a produzir a serotonima,  entre eles a castanha-do-pará, nozes e amêndoas. Elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, que colaboram para a melhoria dos sintomas,   auxiliando na redução do estresse.  



Outro alimento que atua contra a depressão é o grão de bico. . A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina.



Acesse o link http://www.maianaturalista.com/2015/03/omelete-vegano-de-grao-de-bico.html,  e você encontrará dicas importantes sobre o assunto.



Os depressivos, de forma compulsiva, evitam tudo o que possa suscitar em  desaprovação e tentam ocultar seus impulsos destrutivos e agressivos vivendo de maneira irrepreensíve,   tendem, cada vez mais,  exprimir respostas a esses estímulos exatamente com aquilo que mais abominam:  agressividade, falta de responsabilidade consigo mesmo  e recolhimento.

Acreditamos que a melhora dos sintomas da depressão e a sua cura depende exatamente do contrário; reaproximar-nos da   nossa verdadeira essência, reconhecer nossas limitações, aceitando-as  como parte do nosso processo evolutivo,   é o primeiro passo em busca do restabelecimento do nosso equilíbrio. 

Se conseguirmos resgatar  a nossa criança interior, observando-a como uma pessoa  muito querida que precisa ser acolhida nos momentos de dificuldades, elogiadas nos momentos de conquistas, amadas e desejadas como seres iluminados que somos, muitos dos problemas da atualidade serão amenizados.

Desejo a você um encontro especial com a sua criança interior, e que a sua verdadeira alma consiga se manifestar de forma que a harmonia possa reinar em sua vida.

Assim seja!






Nenhum comentário:

Postar um comentário